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Rede social para empresas – qual a mais relevante para a sua?

Hoje em dia é impossível falar de marketing e não trata de rede social para empresas.

A presença nas redes sociais deixou, há muito tempo, de ser uma questão de escolha para qualquer tipo de negócio.  

Utilizadas ativamente por quase 80% dos usuários da internet no Brasil e abarcando toda uma gama de diferentes perfis de usuário, esses canais são decisivos quando pensamos em uma estratégia de marketing e comunicação digital consistentes.  

 

Mas qual rede social faz mais sentido para o meu negócio?  

 

Para respondermos a essa pergunta – muito comum no dia a dia das organizações – precisamos considerar outra série de fatores que abordaremos ao longo de nosso novo artigo.  

 

Acompanhem! 

 

Público, planejamento e personalidade 
 O primeiro passo para definir em qual (ou quais) rede(s) posicionar sua empresa envolve um amplo estudo de seu público-alvo e perfil dos consumidores.  

 

 Lembre-se: você precisa estar onde seu cliente (potencial ou recorrente) está. E isso só é possível mediante um mapeamento de dados e estudo dos hábitos de navegação desses consumidores (já falamos sobre isso neste artigo). 

 

 Daí a importância de manter atualizada a base de contatos de sua empresa e de se investir em estratégias de marketing digital por meio das quais você poderá coletar – sempre com prévia autorização – informações dos visitantes de seu site, blog ou a partir de um e-book compartilhado via landing page com formulário de download, por exemplo.  

 

 Tais dados são uma fonte rica para entender, dentre outros pontos, qual rede social é mais utilizada pelo seu público, por meio de quais canais de contato seus clientes mais se comunicam e como preferem receber os conteúdos de sua empresa.  

 

 Feita essa primeira análise, você poderá partir para o planejamento de comunicação direcionado para as redes sociais. Leve em consideração questões, como: 

 

A criação de um calendário de postagens: nas redes sociais, frequência é tudo. Estude os melhores dias e horários para compartilhar novos conteúdos de acordo com a mídia escolhida e mantenha a continuidade de seus posts; 
Teste diferentes formatos: trazer qualidade e diversificação para suas postagens é outro ponto importante para se destacar em uma rede social. Verifique que tipos de formato geram mais engajamento e vá adequando sua estratégia de acordo com a resposta do público; 
Mantenha o canal aberto para os clientes: além de um canal para compartilhamento de conteúdo, as redes sociais são uma importante via para você se aproximar dos clientes.  
 Rede social para empresas – qual a mais relevante para a sua?

Seja como uma plataforma comercial e através das ferramentas de e-commerce de redes como o Facebook ou Instagram; seja como mais um ponto de relacionamento/contato para os consumidores.  

Nesse sentido, mantenha-se disponível para responder dúvidas e interagir com os visitantes de suas páginas;   

 

Mídia paga X orgânica: para impulsionar a presença em uma rede social, você pode investir também em estratégias de mídia paga (Facebook Ads, Instagram Ads etc.). Na verdade, o ideal é que você mescle conteúdos orgânicos para o enriquecimento de sua base com materiais impulsionados que servirão para atração de novos seguidores. Mas, tenha em mente que a mídia paga deve ser usada de modo estratégico e com conteúdos que, de fato, tenham apelo, como o lançamento de um novo produto, um e-book, uma matéria relevante de sua empresa na mídia, entre outros. 
Mensure os resultados: avaliar o nível de engajamento é fundamental para entender em que conteúdos investir, quais horários de postagem funcionam melhor com seu público e para corrigir eventuais pontos falhos em sua estratégia de marketing digital. Além dos dados básicos de curtidas e comentários, Facebook, LinkedIn e Instagram fornecem indicadores e gráficos detalhados de engajamento; 
Tenha personalidade: finalmente, desenvolva uma linguagem (visual e escrita) atrativa e que se adeque ao perfil de sua marca. Esse passo será a cereja do bolo para trazer uma identidade forte e personalidade para a sua comunicação digital.   
     

A rota omnichannel 
Mas… e se o meu cliente estiver em mais de uma rede social? Essa, provavelmente, é a possibilidade mais concreta dada à imersão dos brasileiros nas redes. Para você ter uma ideia mais clara desse cenário, veja abaixo alguns dados sobre o número de usuários ativos nas principais mídias sociais utilizadas no país: 

Facebook: 130 milhões de usuários no Brasil; 
Instagram: 110 milhões de usuários no Brasil; 
LinkedIn: 51 milhões de usuários no Brasil; 
Pinterest: 46 milhões de usuários no Brasil; 
Twitter: 17,2 milhões de usuários no Brasil.  
 Dentro desse contexto, possivelmente, a melhor estratégia envolverá um posicionamento omnichannel (multicanal) nas redes sociais. Ou seja: você precisará criar páginas em diferentes redes para atingir todo o público em potencial de seus produtos e serviços.  

 E isso exige uma estratégia bem pensada para cada rede social. Considere os fatores que apontamos acima, avaliando horários de postagem, o tipo de linguagem que mais se adequa a mídia em questão e os indicadores de engajamento.    

 

O suporte especializado para se destacar em uma rede social 
Dado todos esses passos, vale a pena considerar também a busca pelo suporte de agências especializadas e consultorias de comunicação que podem alinhar sua estratégia de redes sociais com outros campos decisivos para o posicionamento de sua empresa, como branding, assessoria de imprensa, marketing digital e comunicação interna.  

 

 Principalmente quando falamos de uma empresa que deseja ampliar sua presença no universo digital, está considerando investir em estratégias de mídia paga e orgânica, e precisa implementar um planejamento multicanal, o apoio de profissionais especializados pode ser decisivo para um crescimento consistente, orientado por indicadores e por práticas sérias de comunicação institucional.  

 

 Por fim, retomando a questão inicial deste artigo sobre qual rede social é mais relevante para sua empresa, a resposta é: depende! E esse estudo também poderá ser conduzido de modo mais inteligente com o apoio de profissionais prontos para desenhar os caminhos da expansão digital do seu negócio.  

 

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